Home > Economia > Cadastro positivo, o novo sistema que avalia seu histórico de pagamento

Cadastro positivo, o novo sistema que avalia seu histórico de pagamento

Já ouviu falar do cadastro positivo? Sendo o inverso do cadastro negativo, ele é um sistema que analisa se o pagamento de suas contas está atualizado, deixando claro se você é um bom ou mau pagador.
Isso permite que bancos e estabelecimentos lhe ofereça oportunidades com juros menores, pois conhece o histórico de um pagador bom.

Confira os prós e contras desse sistema.

Aviso aos clientes sobre o novo sistema


Birôs de crédito, como SPC, Serasa, Quod e Boa Vista são os responsáveis por divulgarem suas informações para os bancos e empresas. Somente as 4 empresas citadas são autorizadas para realizar esse procedimento.


Elas deveriam entrar em contato com os clientes por meio de SMS, e-mail ou até carta, a fim de informá-los que seus dados seriam divulgados. Se num prazo de 60 dias, a pessoa não se opor, seus dados irão para a consulta diretamente.


Lembrando que esse processo não é rápido, por isso você ainda poderá receber o aviso.

Análise baseada em seu histórico de pagamento


A loja ou banco no qual você pretende parcelar sua compra, ou solicitar dinheiro, entra em contato com uma das empresas birô e checa seu histórico de pagamento. Conforme analisado, eles podem negar ou aceitar seu requerimento.


Porém, essa análise não é tão ampla. Casos podem ocorrer que pessoas que talvez tivesse seu nome limpo, emprestou seu nome para alguém e se deu mal, logo não será bem vista na avaliação.

Score de acordo com o perfil do pagador


Cada birô de crédito criará um sistema de pontos. Informações como quantidade de negócios que a pessoa faz, sua idade, tempo de trabalho, dentre outras, também farão parte de seu perfil.


O gerente de cadastro positivo do SPC Brasil, Vilásio Pereira explica: “Como o sistema vai ser atualizado sempre, a tendência é que, com o passar do tempo, os dados positivos sejam cada vez mais relevantes no Score”.


Vale ressaltar que aquelas pessoas que nunca contrataram crédito, como jovens, terão dificuldade ao juntar pontos e construir um bom score.

Acessibilidade


A empresa ou banco que firmar um acordo com qualquer birô, poderá ter acessibilidade às informações.


Você mesmo conseguirá ver como está seu score. Através do site de algum birô, preencha os dados requeridos e pronto! Conseguirá ver também, como está seu histórico e os dados atuais.

Outras áreas também farão parte do sistema


De acordo com a diretora de Operações e Dados da Serasa Experian, Leila Martins, as empresas que prestam de serviços públicos, como gás e luz, também farão parte do sistema em breve. Logo em seguida as áreas de telefonia, saúde e educação, também se integrarão.

Fonte: Uol

You may also like
Saiba como solicitar Empréstimo Bradesco sem consulta ao SPC/Serasa
Inteligência financeira: você sabe a melhor maneira de utilizar o cartão de crédito?
Conheça os 5 melhores Cartões de Crédito para negativados
Super Digital; Cartão recarregável que funciona como Cartão de Crédito, sem comprovação de renda e sem consultas, saiba mais