Home > Economia > Novo método de pagamento pode substituir o uso do dinheiro

Novo método de pagamento pode substituir o uso do dinheiro

Atualmente um método prático e simples está facilitando a vida de muitos, já que não é mais necessário carregar dinheiro em sua carteira, nem colocar o cartão na maquininha.


O pagamento por aproximação tem otimizado o cotidiano das pessoas. Mas, ele realmente é seguro?


Comunicação por campo de proximidade


NFC (Near Field Communication), é uma tecnologia que acontece por meio da aproximação. Até mesmo seu significado em português quer dizer isso “comunicação por campo de proximidade”. A fim de que essa tecnologia funcione plenamente, é necessário que dois aparelhos eletrônicos tenham ela, para que quando se aproximarem, a transação seja efetuada.

Você consegue efetuar as transações por meio de 3 aparelhos principais: pulseira, celular e com seu próprio cartão, por aproximar à máquina de cartão.

Quando o valor a ser pago é muito elevado, a senha é solicitada e só assim a compra será efetuada, porém, se o valor não for tão alto, somente a aproximação será seu meio de pagamento.


Via celular


Muitos celulares hoje em dia, possuem a tecnologia de comunicação por campo de proximidade. Se seu celular possuir essa função, será preciso cadastrá-lo com seu cartão por meio da plataforma de pagamento, que podem ser: Android Pay, Samsung Pay e inclusive Apple Pay.


Assim que realizar seu cadastro na plataforma de seu celular, já poderá usufruir dessa tecnologia ao pagar suas compras. Basta informar o operador de Caixa que você vai efetuar seu pagamento por meio da aproximação, em seguida aproxime seu celular da maquininha e pronto, sua compra já está paga.


Via cartão


Sabia que alguns cartões também possuem a função NFC? Mastercard e Nubank, são cartões que já podem ser usados sem precisar passar na maquininha.

E a tendência é que o mercado de cartões por aproximação se expanda cada vez mais.


Via pulseira


Alguns modelos são: Santander Pass, Bpp Tag, Visa Bradesco e Pulseira Ourocard.

O pagamento através da pulseira NFC, funciona da mesma forma que os demais.


Criptografia de ponta a ponta


Os métodos tradicionais de método tendem a ser mais vulneráveis, pois o cartão pode ser facilmente clonado e seu dinheiro pode ser roubado. A aproximação evita tudo isso, tornando-se muito segura.


A transação mediante NFC, gera criptografia de ponta a ponta, que protege todos os dados do cartão.


Inúmeras vantagens são concedidas por essa tecnologia, como levar apenas o celular ou uma pulseira para fazer compras, acarretando praticidade.

Fonte: Code Money